22 août 2010

Tunisia 13 - Tunis, Medina

Allahu akbar, Allahu akbarAsh'hadu an la ilaha illa-llahAsh'hadu anna mūhammadar rasulu-llahHayya `Ala-s-salatHayya `Ala-l-falahTunis, domingo de manhã. Acordo ao som de uma das primeiras rezas do dia difundidas por um de tantos megafones espalhados pela cidade em uma de tantas mesquitas. O som é inconfundível e surge sempre associado ao mundo árabe. Allahu akbar, Allahu akbar...Para este último Domingo ficou a visita à medina de Tunis, ao centro da metrópole que continua ainda hoje a ser o grande centro comercial da cidade. Quero... [Lire la suite]
Posté par mariobernardes à 23:42 - - Commentaires [2] - Permalien [#]

06 juin 2010

Tunisia 12 - Sidi Bou Said (II) & La Goulette

A Tunisia é um país que me é bastante familiar. Não que aqui tenha estado muitas vezes ou por um longo período de tempo, mas porque as semelhanças com Portugal são muitas. As pessoas, a arquitectura, o clima e até parte da gastronomia têm muito em comum com Portugal e em especial com o Algarve. Tudo isto faz com que tenha a estranha sensação de estar em casa.Bom, na realidade não sei se será só por isto... Numa conversa recente com uma amiga ela referiu o facto de numa das minhas vidas passadas eu poder ter sido árabe e estar agora... [Lire la suite]
Posté par mariobernardes à 01:05 - - Commentaires [3] - Permalien [#]
30 juillet 2006

Tunísia 11 - Tunis

A capital da Tunísia e sua maior cidade é um misto da cultura árabe com alguma modernidade e um pouco de glamour francês.O centro histórico e a medina são um complexo labirinto de ruas estreitas ladeadas de lojas apinhadas e completamente congestionadas de pessoas. Muito interessante a vida nos cafés e esplanadas de uma cidade bastante cosmopolita e simpática. Na principal avenida da cidade surge imponente a Igreja Cristã de Tunis. E há sempre que provar a gastronomia local com um bom Chawarma Tunisino... ... [Lire la suite]
Posté par mariobernardes à 10:33 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
30 juillet 2006

Tunísia 10 - Cartago

Cartago faz parte da história e possui importantes vestígios de uma das mais emblemáticas cidades da antiguidade. No entanto, e depois das visitas a El Jem e Dougga, confesso que foi uma grande desilusão. São visíveis algumas ruínas, em especial das gigantescas termas, mas em muito mau estado. Muito pouco resta de pé para dar uma pequena ideia do que foi a antiga Cartago e o pouco que existe já foi reconstruído.
Posté par mariobernardes à 10:11 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
30 juillet 2006

Tunísia 9 - Sidi Bou Said

Localizada na costa a norte de Tunis, Sidi Bou é uma pitoresca vila marcada pelo azul e pelo branco. É uma das capitais culturais do país e onde se respira uma atmosfera mágica e envolvente. Um lugar encantado que também merecia uma estadia mais longa, em especial para podermos usufruir mais das suas fantásticas esplanadas e tomar mais da sua bebida típica, o chá com pinhões.
Posté par mariobernardes à 10:05 - - Commentaires [1] - Permalien [#]
30 juillet 2006

Tunísia 8 - Dougga

A cidade romana de Dougga, também classificada como Património da Humanidade da UNESCO é uma das cidades romanas mais impressionantes e grandiosas. Com áreas extremamente bem conservadas, mantém intactas várias estruturas, estradas e calçadas. Infelizmente o tempo da visita foi curto, com tanto que há para ver e sentir. A cidade merece que lhe seja dedicada pelo menos toda uma tarde pois está envolta num ambiente histórico fantástico e com um unorme poder de atracção. São 65 hectares de história, associados a uma... [Lire la suite]
Posté par mariobernardes à 09:57 - - Commentaires [0] - Permalien [#]

30 juillet 2006

Tunísia 7 - Sousse

A segunda cidade da Tunísia, também muito conhecida por ser um dos principais destinos turísticos do país está localizada na chamada "Pérola de Sahel". É uma zona calma, de clima temperado e agradável que ao longo dos tempos atraíu muitos povos, desde Fenícios, Romanos, Bizantinos e Árabes. A medina da cidade é uma das mais interessantes, rodeando a interessante mesquita. Foi aqui que comprei a minha estimada Shisha.
Posté par mariobernardes à 09:47 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
30 juillet 2006

Tunísia 6 - El Jem

Consideradas como Património da Humanidade, as ruínas do Anfi-teatro Romano de El-Jem são o monumento Romano mais impressionante de África. É o terceiro maior monumento do género no mundo e um dos mais bem conservados. Sempre imponente com uma grandeza de cortar a respiraçao.
Posté par mariobernardes à 09:38 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
30 juillet 2006

Tunísia 5 - Jerba

A ilha de Jerba, na costa Este da Tunísia não passa de uma ilha turística repleta de resorts e atracções meramente turísticas. É local de fortes tradições ao nível da cerâmica com diversas fábricas/museus que apresentam os métodos locais de transformação do barro. Aqui, e dada a escassez de água, o barro é trabalhado com água salgada, do mar o que lhe confere um aspecto mais esbranquiçado. Jerba é também famosa pelos seus bazars e todo aquele comércio sempre focado no turismo.
Posté par mariobernardes à 09:30 - - Commentaires [0] - Permalien [#]
11 juin 2006

Tunísia 4 - Matmata

A aldeia Berbere de Matmata, localizada 650m acima do nível do mar é a maior e mais conhecida das aldeias trogloditas, com casas escavadas nas rochas numa tentativa de escapar ao calor intenso do dia. Ao contrário do que se pensa, o povo Berbere náo é moreno, mas sim um povo de pele clara, cabelo ruivo e olhos claros.
Posté par mariobernardes à 01:45 - - Commentaires [1] - Permalien [#]