capa

A vida é agora. Nunca houve um momento em que a sua vida não fosse agora...
Nem nunca haverá...
Eckhart Tolle

 

_ Pai, tu gostas mesmo da Alemanha não é? _ A pergunta surgiu assim que saímos do comboio e entrámos na grande Köln Hauptbahnhof, a principal estação de comboios da cidade de Colónia na Alemanha.

Menos de duas horas separam Bruxelas de Colónia através do comboio pendular ICE da Deutsche Bahn. Um comboio moderno, confortável e onde tivémos até direito a um camarote bem mais sossegado e partilhado apenas com uns viajantes mexicanos.

Durante a viagem, alguma conversa e alguma partilha da experiência adquirida anteriormente na Alemanha. Mesmo sem querer o meu tom altera-se quando falo do gigante europeu, das suas cidades, das suas gentes e da sua "vida". Guardo recordações muito boas dos longos meses que vivi em Leipzig e este é sem dúvida um dos países que mais tem a ver comigo.

_ Sim, adoro a Alemanha. É notório, não é?

 

Assim que saímos da estação de comboios damos logo de caras com a imponente Kölner Dom, a impressionante Catedral de Colónia. Trata-se da estrutura gótica mais famosa da Alemanha e cuja complexa construção se estendeu desde 1248 até ao séc XIX.

IMG_8392 IMG_8396 IMG_8386

 

É de facto uma obra que impressiona quer pela sua dimensão, quer pela arquitectura bastante rica. A altíssima nave central dá acesso aos interessantes cadeirais góticos, ao relicário e altar dos reis magos.

IMG_8384

Em termos de monumentos a cidade não tem muito mais oferta, com excepção para a basílica de St Andreas e algumas igrejas. No entanto o centro histórico da cidade é bastante interessante, com um sem número de locais emblemáticos e bastante típicos.
Começando pela simpática praça de Heumarkt, temos acesso às estreitas e sinuosas ruas da cidade antiga até chegar à zona ribeirinha e uma das zonas mais típicas, o Fischmarkt.

IMG_8403 IMG_8405

IMG_8409

Fischmarkt é uma das zonas mais bonitas e típicas da cidade e também uma zona boémia. Repleta de esplanadas e de vida, a zona ribeirinha de Colónia fervilha a qualquer hora do dia.

IMG_8411 IMG_8416

IMG_8417 IMG_8425

IMG_8427

Toda a área é como que protegida pela Groß St. Martin Kirche que se ergue de forma altiva no coração do bairro.

IMG_8415

O resto do tempo, até ao comboio de regresso, foi passado em passeio um pouco por toda a cidade, e a absorver muito da sua energia muito própria. Colónia é uma cidade muito viva mas ao mesmo tempo muito tranquila e descontraída. Uma cidade completa que oferece uma grande qualidade de vida aos seus habitantes.

IMG_8432 IMG_8441