Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
MBlog
27 février 2013

Bélgica 3 - Gante

_capa

Nada aumenta mais o prazer de viajar que uma viagem de comboio...

 

A viagem começa em De Hoek, pequeno apeadeiro nos arredores de Bruxelas. Daí são cerca de 30 minutos até à Gare du Midi onde apanho o comboio seguinte até ao meu destino final desse dia, Gante. O comboio vai cheio. É fim de semana e famílias inteiras rumam à costa neste ensolarado dia de Primavera.

A cidade de Gante fica localizada entre as cidades de Bruxelas e Bruges na Flandres Oriental da Bélgica. É uma cidade monumental, muito ao estilo de Bruges mas um pouco mais grandiosa. A catedral, as igrejas e até o Belfry de Gante parecem furar os céus de tamanha enormidade.

IMG_0701 IMG_0681 IMG_0698

Na realidade, esta foi durante muitos anos a segunda cidade da Europa, logo atrás de Paris, até ao séc XIII. Muito por culpa da forte indústria têxtil e também do comércio, bastante desenvolvido aqui para a época.

Um pouco à semelhança de Bruges, Gante também possui um elevado número de canais, outrora considerados como principais vias de transporte, e que actualmente apenas se destinam a actividades turísticas.

IMG_0769 IMG_0685 IMG_0688 IMG_0740 IMG_0764 

Os canais cobrem grande parte do centro histórico e fazem também parte da morfologia da cidade. É mesmo junto a um deles que fica o interessante castelo de Gravensteen, construído em 1180 pelo Conde Filipe da Alsácia.

IMG_0771

A estreitas e pitorescas ruas do centro albergam uma infinidade de galerias de arte, restaurantes, cafés e bares, assim como as bem aproveitadas margens dos canais repletas de espaços de lazer.

IMG_0732 IMG_0704 IMG_0726

IMG_0814 IMG_0794 IMG_0805

Particularmente neste dia as ruas estavam repletas de gente, com esplanadas cheias de famílias e amigos em pleno convívio. Parecia dia de festa e na realidade até era... Estava sol na Bélgica...

IMG_0807

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Derniers commentaires
Newsletter
Publicité