Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
MBlog
25 avril 2010

Quénia 6 - Amboseli, Aldeia Masai

Um dos pontos altos da minha viagem a Amboseli foi sem dúvida a visita à aldeia Masai. Este interessante povo, preserva ainda muitas das suas tradições culturais, mesmo com toda esta pressão da globalização. Tribo guerreira por tradição, os Masai são altos e esguios e têm como cor oficial o vermelho, sempre presente nas suas vestes.

IMG_4308

A viagem à pequena aldeia foi acompanhada pelo filho do chefe da aldeia, que às 7 da manhã em ponto lá nos esperava à saída do lodge. O dia estava algo escuro e a prometer chuva e um ventinho demasidado fresco ia varrendo a planície.

O guia deixa-me à porta da aldeia e diz que fica por ali... Eu e o futuro chefe da aldeia aproximamo-nos da entrada até que sou como que presenteado com uma pequena demonstração dos seus rituais guerreiros. É algo intenso o ritual e algo intimidativo, não fosse eu saber que é apenas um pouco para turista ver.

IMG_4301 IMG_4305 IMG_4306
IMG_4311 IMG_4322 IMG_4326

De seguida sou convidado a entrar e passar pela estreita porta que dá acesso à pequena aldeia, e que está vedada com uma cerca constituída por pequenos paus e alguns arbustos. Do lado de dentro vêm-se já algumas casas e mais algumas áreas vedadas onde são guardados os animais.

IMG_4334 IMG_4337 IMG_4342
IMG_4345 IMG_4353 IMG_4360

Na aldeia é tudo ainda bastante rudimentar e segundo as regras que têm passado de gerações em gerações. Um bom exemplo é a maneira como fazem o fogo...

IMG_4354 IMG_4357 IMG_4362
IMG_4369 IMG_4375 IMG_4385

As casas são feitas de uma mistura de barro com estrume dos animais e revelam-se bastante sólidas, ou pelo menos o suficiente para aguentarem as adversidades do clima africano.

IMG_4389 IMG_4390 IMG_4391
IMG_4392 IMG_4393 IMG_4394
IMG_4398 IMG_4400 IMG_4401
IMG_4410 IMG_4412 IMG_4413

Depois da visita às pequenas habitações, foi a vez de conhecer a escola onde um grupo de pequenos alunos de todas as idades estava a ter uma lição de inglês. Orgulhos, lá iam lendo um parágrafo em coro, ainda que eu não tenha percebido bem se sabiam o que estavam a dizer.

IMG_4415 IMG_4416 IMG_4419
IMG_4420

De seguida uma pequena demonstração de um mercado Masai e o final desta interessantíssima e simpática visita.

À saída, uma rapariga pergunta-me de onde sou. Depois da minha resposta, acrescenta _ "Sim, vocês lá no teu país são muito mais ricos do que nós". Eu sorri, e disse que dependia... Tudo depende do que consideramos "riqueza" e do real valor que damos às coisas mais importantes.
_Vocês têm muito mais dinheiro do que nós...
_O dinheiro não é tudo _ respondi. _ Há coisas muito mais importantes... Era bom que vocês não se deixassem influenciar por isso... Vocês têm muito mais, têm o necessário. Casas, comida, liberdade e sobretudo... Esses sorrisos fantásticos!

IMG_4425 IMG_4430 IMG_4431
IMG_4433 IMG_4434 IMG_4435
IMG_4428

Publicité
Publicité
Commentaires
G
olá, eu sou braileira e ja visitei a Africa, varias vezes e nao este lugar...Estou indo em setembro e precisod e uma luz...sua...Perceboq ue vc nao foi através de uma agencia de viagens...O que lá no Quenia custa uma fortuna.:Eu queria ir num tour como vc efz....espero retorno<br /> <br /> AH..SUAS FOTOS SAO MARAVILHOSAS...
Répondre
Publicité
Archives
Derniers commentaires
Newsletter
Publicité