Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
MBlog
10 août 2009

Chile 1 - Santiago

Ainda mal recomposto da viagem à Namíbia e já surgiu um pedido de suporte para um projecto no Chile de grande importância. Não posso recusar e ainda mais sendo um dos países que tinha em lista de espera.

Malas à pressa, pois mais uma vez foi tudo planeado com 3 dias de antecedência (mas bom, sempre foram 2 dias a mais do que para a Namíbia), e lá vim eu, com escala em S. Paulo e destino final Santiago. O vôo sai com um enorme atraso e claro, lá se vai o vôo de ligação. Mais 3 horas de espera em São Paulo para somar às 15h de viagem previstas...

Os primeiros dias foram dedicados exclusivamente ao projecto e não houve qualquer possibilidade de conhecer a cidade com alguma excepção para pequenos passeios pela zona onde estou. O primeiro impacto foi muito positivo, a cidade está muito bem organizada, limpa e é bastante simpática. As ruas vivem uma enorme animação a todas as horas. Gostei dos espaços, das pessoas e da vida em si.
Ainda assim há coisas que me fazem lembrar que não estou na Europa. Uma delas, as minhas aventuras com o autocarro 117.

Os escritórios onde estou a trabalhar ficam na chamada Ciudad Empresarial, um parque bastante grande de empresas a alguns Kms de onde estou a residir. Por ser uma zona recente, os transportes públicos ainda não estão bem adaptados e a rede de metro não chega lá.
No primeiro dia, na segunda-feira passada, tive a possibilidade de ir com uma pessoa da empresa o que facilitou o acesso. Para o regresso, aprendi com um colega que existia uma nova linha de autocarros a fazer o trajecto entre a zona onde residimos e a zona onde trabalhamos, a linha 117. Acabámos por vir juntos até à zona de Providência.
No dia seguinte, Terça, recorri ao taxi dado estar mais apertado de tempo, e ainda não ter comprado o cartão recarregável para os bilhetes. Até aí, tudo tranquilo para as viagens...

Na quarta adquiri então o cartão, já recarregado e decidi ir procurar a paragem do 117. Rua abaixo, rua acima, algumas perpendiculares, e nada. Em todas as paragens estão assinalados bastantes autocarros mas nada de 117. Acho estranho, ainda mais por vez alguns a subir a rua, no sentido oposto ao que queria, mas nenhum a descer. Ao fim de mais de 30 minutos de procura desisto e mais uma vez vou de taxi.
Falo com o meu colega e afinal o autocarro tem um trajecto circular, ou seja, passa apenas num dos sentido que é o mesmo para ir e voltar...

Quinta feira, saio de casa e lá me dirijo para a rua no sentido oposto para procurar a paragem correspondente. Rua abaixo, rua acima e nenhuma menciona o 117. Arrisco numa delas, onde me pareceu ter saído num dos dias antes e lá fico à espera. Vem o 117, passa e não pára. Bolas, não é aqui. Mas bom, se não é aqui é na seguinte. Mudo-me para a paragem seguinte, a cerca de 100m. Espero mais uns 15 minutos e vem o próximo 117. Não pára mais uma vez. Acho estranho e desisto novamente. Não posso esperar mais 15 minutos... Taxi!!!

Nessa noite decorei então qual a paragem exacta onde desci, para que no dia seguinte não houvessem confusões. Afinal como a linha é nova não está referenciada em nenhuma das paragens. E lá fui eu na Sexta-feira para a tal paragem que havia decorado a pensar que há terceira seria de vez. Já não havia espaço para dúvidas. Vem o 117 e... Não pára! O condutor faz sinal que é mais acima. Estranho!!! Mas lá vou eu com outro passageiro que também pretendia apanhar o mesmo autocarro. Vejo o 117 a parar na próxima paragem mas já não vou a tempo e só me resta a hipótese de esperar pelo próximo... Cerca de 15 minutos depois lá surge ele no início da rua e... Parou na paragem onde eu estava antes... Para piorar, não parou na minha. Estão a gozar comigo! Afinal o problema não é de mim... Não posso esperar mais 15 minutos... De novo, Taxi!

Bom, a saga ainda não acabou, pois haverá mais um episódio amanhã...

Finda a semana, tenho então tempo para conhecer a cidade. Recorro ao guia do costume, faço um plano do que pretendo ver, e no sábado de manhã meto pernas ao caminho. A melhor forma para mim de conhecer as cidade é andando a pé e sentindo os sítios e as multidões. Evito por isso o recurso ao metro, pelo menos para ir até aos locais que pretendo, a poucos Kms de Providência. Na volta, já será uma hipótese.

Santiago é uma cidade com pouco para ver mas muito para viver. Não é uma cidade muito bonita nem repleta de edifícios de interesse, mas é uma cidade onde apetece estar, absorver e saborear os espaços, a cultura e as pessoas. É uma cidade enorme, com mais de 5 milhões de habitantes, mas muito à minha medida e ao meu género. Sou uma pessoa muito urbana, gosto de cidades grandes, com muita gente e de me sentir parte das grandes multidões. Gosto do corropio, da azáfama e da energia que estas cidade emanam...

DSC08079 DSC08080 DSC08082
DSC08084 DSC08086 DSC08087
DSC08097 DSC08101 DSC08106
DSC08108 DSC08110 DSC08113

Tenho sorte com o dia, que está bonito e que contrasta com os anteriores, mais escuros e mais frios.
Desço toda a Avenida Providência até chegar à grande praça Baquedano, início da Av. O'Higgins que me levará ao centro da cidade.

DSC08114 DSC08116 DSC08119

Bolas! Perdi este evento!   :-)

DSC08124

A Av. O'Higgins é mais rica arquitectonicamente, e apresenta alguns edifícios mais interessantes.

DSC08126 DSC08128 DSC08129
DSC08132 DSC08134 DSC08138
DSC08137 DSC08151 DSC08205

Serpenteando pelas ruas do centro vão-se encontrando boas surpresas.

DSC08142 DSC08143
DSC08148 DSC08149

Paragem obrigatória é a Plaza de Armas, um ampla praça rodeada de bonitos edifícios dos quais se destaca a Catedral Metropolitana.

DSC08155 DSC08158 DSC08160
DSC08161 DSC08166 DSC08169

Ligeiramente a norte, mais alguns bonitos edifícios.

DSC08174 DSC08177 DSC08178 DSC08187
DSC08180 DSC08192 DSC08196

Ainda a Plaza de La Constitución com o Palácio La Moneda.

DSC08202 DSC08203 DSC08204

Não muito longe do centro fica o famoso bairro Bellavista, uma zona boémia e de concentração de artistas. Da Bellavista pode-se apanhar o assustador Funicular para o Terraza Bellavista e a Virgen de la Inmaculada Concepción, localizados no Cerro San Cristóbal e de onde se obtém uma vista fantástica sobre toda a cidade.

DSC08213 DSC08214 DSC08219
DSC08226 DSC08228 DSC08231
DSC08241 DSC08243 DSC08252
DSC08253 DSC08249

Agora digam lá que a vista do meu apartamento não é fantastica?

DSC08208 DSC08071

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Derniers commentaires
Newsletter
Publicité