Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
MBlog
12 mars 2008

Alemanha 6 - Berlim I

Berlim, capital da Alemanha é a maior cidade do país, com os seus mais de 3 milhões de habitantes. Cidade sofrida, vítima da destruição durante a II Guerra Mundial foi palco de alguns dos acontecimentos mais impressionantes do século passado. É todo esse contexto histórico que lhe confere particularidades únicas e uma estrutura sem igual, que a tornam numa cidade única e de grande interesse.

Na sua estrutura, Berlim é uma cidade atípica. No fundo é uma cidade que resulta de duas bem diferentes, a Berlim Ocidental, mais rica e recente, reconstruída após a guerra e a Berlim de Leste, ainda em recuperação mas com toda uma alma diferente, de edifícios mais ricos arquitectónicamente  e com um espírito alternativo que se criou com as novas ocupações após a queda do muro.

Ao contrário das cidades comuns, não se consegue identificar um centro, uma “baixa” ou uma área principal mais viva e activa. Berlim vive dos bairros, cada um com o seu espírito, cada um com o seu centro, a sua alma, a sua vivência e as suas pessoas. Zonas de classes mais altas, mais baixas, de artistas, gentes alternativas, onde há espaço para todos. A vivência em cada um destes locais é fascinante e muito agradável. Sente-se uma aura muito positiva e muito simpática.

B011 B012

O tempo para fazer turismo não foi muito. Apenas um fim-de-semana em Berlim e onde o propósito era outro. Ainda assim, um tour relâmpago gentilmente oferecido pelo meu primo permitiu-me tomar conhecimento de alguns dos pontos mais interessantes.

Começando pela Platz der Republik e o seu impressionante Reichstag, sede do parlamento alemão e grandioso edifício neo-renascentista com a sua fascinante cúpula elíptica concebida por Sir Norman Foster. Sim, aquele mesmo senhor que expulsámos de Lisboa…

B001

Não muito longe, ao fundo da avenida Unter den Linden, em plena Platz des 18 Maerz, a imponente Porta de Brandeburgo e talvez o grande ícone de Berlim. Este local assistiu a muitos e importantes eventos da história da cidade.

B002 B003 B004

Ao fundo da Strasse des 17 Juni, a Coluna Triunfal ou Siegessaeule.

B007

Bem no centro geográfico temos o famoso posto fronteiriço entre os sectores americano e soviético, o Checkpoint Charlie, cujo nome deriva da palavra associada à letra C no alfabeto fonético internacional.

B005 B006 B008

Sinais dos tempos modernos, a primeira foto…

Falar de Berlim é também falar do Muro que dividiu as duas partes da cidade até finais da década de 80. Um muro que durante muitos anos dividiu não só o mundo e a sua política mas acima de tudo separou as pessoas, as famílias e a união de um povo.

B009 B010

Foi assim a minha primeira e curta passagem pela grande capital Alemã. A primeira de muitas espero, pois muito há ainda para ver e sentir. Gostei muito, do pouco que vi.

B014

Fica aqui também um agradecimento muito especial ao Ata e à Yvonne que me acolheram nestes dias e que me proporcionaram um excelente fim-de-semana. Obrigado também pelo “tour” e pelos bons momentos passados.

B015

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Derniers commentaires
Newsletter
Publicité