Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
MBlog
2 septembre 2006

Moçambique 7 - Beira

Beira, a segunda cidade de Moçambique que comemora os seus 100 anos por esta altura. Actualmente a cidade não apresenta nada de muito interessante. É apenas mais um pedaço de Moçambique com muitas histórias e edifícios em ruínas.

A cidade é um pouco mais limpa que Maputo, mas ainda assim longíssimo dos padrões europeus. O seu centro histórico está parcialmente recuperado e apresenta alguns edifícios de estilo colonial interessantes.

DSC03527 DSC03533 DSC03537

Na restante malha urbana, o cenário é o habitual...

DSC03521 DSC03522 DSC03529

Não muito longe do centro, encontram-se as ruínas do que foi o hotel mais luxuoso da cidade, o Grande Hotel, agora ocupado por dezenas de famílias. Não resisti em colocar uma foto antiga, com o hotel ainda em funcionamento, que encontrei neste blogue.

beira_hotel

Actualmente o panorama é este:

DSC03542 DSC03549

A nascente da cidade, fica a famosa zona balnear do Estoril, antiga zona rica e onde ainda se encontram as residências de uma classe mais abastada, também elas mal tratadas.

A praia do Estoril é um imenso areal que acumula vestígios de construções antigas.

DSC03512 DSC03513 DSC03514

Um dos edifícios mais imponentes da cidade, e que se mantém impecavelmente recuperado é a estação de caminhos de ferro. É um símbolo da importância da cidade em tempos passados e de todo um clima económico bastante expressivo a nível nacional.

DSC03559

A cidade, hoje decadente parece começar já a recuperar dos tempos difíceis. É visível algum investimento e crescimento ainda que algo lento. A cidade da Beira pode ser um ponto estratégico no desenvolvimento de Moçambique. Possui um excelente aeroporto e um porto marítimo que recuperado poderá ser um dos mais importantes da costa oriental de África. É o ponto costeiro mais próximo da cidade de Harare no Zimbabwe e também de Lusaka, Zâmbia. Este porto poderá ser a porta de entrada de produtos tanto para a zona central de Moçambique como para estes dois países.

Em termos turísticos o potencial é também ele significativo. Apesar das praias da cidade não serem de boa qualidade, dada a presença da foz do rio Pungue, nos arredores existem praias interessantes. A alguns quilómetros temos o Parque Nacional da Gorongosa, alvo de recuperação e grande investimento e com um potencial turístico invejável.

DSC03550 DSC03557

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Archives
Derniers commentaires
Newsletter
Publicité